Grupo Jampa em Trilha visitam a Serra da Caxexa.

20170916_092743

Sábado 16 de setembro de 2017 grupo de amantes da natureza e praticantes de caminhadas na natureza vieram da capital paraibana (João Pessoa) conhecer as belas paisagens da Serra da Caxexa no município de Casserengue – PB. Cerca de 30 caminhantes participaram da caminhada onde contou com a presença dos guias da comunidade (Wagner Santos, Genesio Macedo, Regivaldo Henrique, Everaldo dos Santos, Luiza Oliveira) a caminhada teve inicio na comunidade Salgado onde foi servido um café da manhã especial no “Quintal do Gregório” preparado por Dalcira e suas companheiras.

De lá seguimos de carro até a comunidade Caxexa onde chegamos na casa de Dona Nina e Seu Basto moradores que vivem no pé da Serra, realizamos uma apresentação e um aquecimento e seguimos caminhado onde descemos pelo leito do rio Curimatau que no momento estava seco, e nos deparamos com belas paisagens da caatinga com soprar dos ventos na vegetação seca e a queda das folhas no processo de “cauducifólia”. Passamos pelas barragens construídas com pedras e observamos as paisagens e os paredões com mais 70 m de alturas pelo lado oeste da Serra, passamos pelos tanque de pedras naturais no tanque de “Lídia” cada caminhante abasteceu sua garrafa com água natural. Passamos próximo a casa de Zuca e Maria Barbosa moradores locais, recebemos as bençãos de uma chuva logo quando iniciamos a subida pela trilha que dá acesso a pedra do oratório, as pedras molhadas deixou a caminhada com certo grau de dificuldade, chegamos na pedra do oratório fomos recebidos por uma cobra coral, lá descanamos um pouco, tiramos fotos e alguns mais aventureiros subiram na pedra do letreiro. Por volta das 12:20 seguimos caminhando passamos próximo do ponto mais alto da Serra, mais adiante observamos uma abelha nativa bem no lado da trilha, seguimos passamos nos rastos de havaianas encravados na pedra, descemos e passamos no tanque do mulungu onde tinha um rebanho de cabras, e logo na frente passamos no olho d’ água de Seu Basto, terminamos de descer a serra e seguimos em terra firme no final da Serra na extremidade sul seguimos para comunidade Salgado.

Lá foi servido um almoço especial (feijão, arroz na graxa, farofa, galinha de capoeira, carne de bode, frutas, verduras, suco natural, uma cachaça como aperitivo, e de sobremesa rapadura e quebra queixo. Ao som de bom forró pé de serra, assim foi a caminha ecológica.

Os belos registros fotográficos foram tirados pela equipe da produtora Pedra da Letra de Remígio – PB e seus integrantes (Euzelir Fidelis, Ruandson Fidelis e Diago Marenilsom).

Deixe um comentário